Obviamente que a segurança do trabalho seja uma responsabilidade de todos e que se trata de um assunto exaustivamente abordado em todos os nichos de atividades profissionais, porém na construção civil, observamos uma recorrência maior de relatos relacionados as questões envolvendo acidentes com os trabalhadores. Por este motivo vamos abordar alguns pontos, e pretendemos com isso, deixar aqui a nossa pequena parcela de contribuição, passando informações relevantes que você precisa saber.
Os riscos e acidente relacionados a construção civil, mesmo tendo em vista que infelizmente se trata de algo muito comum, felizmente, quando observado com seriedade em conjunto com algumas ações, podem ser prevenidos e consequentemente evitados. Com isso, quero chamar a sua atenção para os programas e documentos estabelecidos para garantir a proteção e segurança do trabalhador.
É extremamente importante que as empresas que atuem no mercado da construção civil se atentem para as questões legais relacionadas à segurança do trabalhas, ou seja, é impressionável que todas as empresas, independentemente do porte ou estrutura, estejam atualizadas e muito bem informadas quanto as exigências legais.
Vamos relacionar aqui alguns dos principais programas e documentações utilizadas como instrumento garantidor ao cumprimento das normativas ligadas a prevenção e segurança do trabalho.
São eles:
- PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
- PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
- PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho;
- DDS – Diálogo Diário de Segurança;
- PT – Permissão de Trabalho;
- ASO – Atestado de Saúde Ocupacional;
- AET – Analise Ergonômica do Trabalho;
- Certificado de Treinamento para Trabalho em Altura – NR35;
- Certificado de Treinamento e Segurança nas Instalações e Serviços com Eletricidade;
- CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
- CAT – Comunicado de Acidente do Trabalho.
Estes são alguns instrumentos importantes que devem ser observados na busca de minimizar possibilidades e riscos de acidentes. As boas práticas, neste aspecto, irão objetivar a produtividade e lucratividade, mas nada poderá ser comparado com o ganho que todos terão mantendo a integridade sã de seus trabalhadores.
Invista na prevenção e não pague pela procrastinação. Colocar em risco a vida de um trabalhador não é uma opção. Pense nisso!
Precisando de alguma informação relacionada, entre em contato. Teremos imensa satisfação em lhe ajudar.
Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre o assunto. Nos conte a sua experiência relacionada a segurança do trabalho, teremos imenso prazer em responder aos seu comentário.